Chegou a hora de organizar o cardápio para casamento. Durante a festa, os convidados precisam comer bem para curtir com os noivos o evento, que pode durar uma noite inteira! O cardápio, portanto, está na lista dos itens mais importantes para a organização do casamento. Não dá para deixar para depois ou servir qualquer coisa, pois o que vai ser servido garante tanto o sucesso como o fracasso da festa. A empresa responsável pelo buffet de casamento pode sugerir alguns itens ou montar um cardápio completo, mas fica a cargo dos noivos a decisão do que servir de fato, se algo mais light, apenas um prato, dois ou mais. Ajustes devem ser feitos de acordo com a preferência dos noivos, por isso uma análise criteriosa é importante. Há uma degustação dos pratos a ser marcada junto com o buffet para os noivos poderem decidir com propriedade o que querem e o que não querem servir.

Tipos de cardápio para casamento

O modelo de cardápio de casamento muda de acordo com o horário do evento. Se for de dia, devem ser servidos pratos mais leves e feita uma relação com o café da manhã ou coffe break. Se for um casamento de fim de tarde, fica uma junção entre lanche e jantar. Se for algo à noite, fica no cardápio de casamento tradicional, servindo doces e salgados e um jantar principal. O cardápio para casamento deve envolver os seguintes itens: coquetéis, buffet e entrada. Nos coquetéis são servidos salgados diversos como entradas, ao que se chama volantes. Os garçons passam nas mesas oferecendo em bandejas alguns itens diferenciados, como canapés, suflê de queijo com parmesão, mini salgadinhos, entre outros. Em buffet e entrada, temos complementos e um prato principal, também chamado de cardápio para jantar de casamento. Se for o casamento de dia, será um café da manhã reforçado e pode não ter um buffet principal, ficando em itens de entrada e mesa de frios e frutas. Se for à noite, a etiqueta de casamento básica de um evento tradicional pede um jantar. São exemplos de buffet e entrada: saladas, risoto, rosbife e acompanhamentos.

O que muda em cardápio para casamento à noite e de dia?

A ordem de servir e o modelo de cardápio de casamento se mantém, mas os pratos mudam. Casamentos nas primeiras horas da manhã e que são previstos para finalizarem antes do almoço pedem pratos mais leves. É como planejar um café da manhã mais chique, por isso todos os pratos são com pouco tempero. Não se serve carnes ou peixes em um buffet matinal, mas pode-se abusar de frutas, pães e frios e muitos sucos. Salada de fruta também é indicada para servir. Em casamento de dia pode ser oferecido bolo de casamento também, mas indica-se fazer recheios de frutas e evitar tortas como complementos. Doces demais durante a manhã não são indicados para uma dieta saudável, e um buffet de casamento segue mais ou menos o mesmo molde. Mas ter um bolo de casamento decorado, grande e com cobertura de açúcar, não tem problema. Uma dica é servir doces gelados e muitas pequenas massas, como pastéis e pães miniatura.

Modelo de Cardápio para Casamento Barato

Ter um orçamento apertado não é problema. Você pode cortar ainda mais os custos comprando itens para compor o cardápio de casamento a longo prazo, observando sempre prazos de validade dos itens de longa vida. Queijos, por exemplo, podem ter seis meses de validade ou até mais e são uma ótima dica de investimento se você procurar por promoções a cada ida ao supermercado. Existem diversas formas de economizar no buffet e ainda assim criar um cardápio de casamento gostoso e variado.

Um cardápio simples para casamento deve ser formado basicamente por: salgados, doces, mesa de frios, um jantar.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *